Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Dichorisandra glaziovii Taub. VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 11-09-2012

Criterio: D2

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Dichorisandra glaziovii é uma espécie herbácea com distribuição restrita aos campos rupestres da Serra do Espinhaço (MG) e da região da Chapada da Diamantina (BA), locais ameaçados por perda de hábitat. As subpopulações conhecidas no município Grão Mogol sofrem pressão principalmente pela atividade mineradora, que causa declínio de localidade. Já as subpopulações da Chapada da Diamantina estão em risco por diversos fatores, tais como a atividade agropecuária, o fogo, o turismo e a invasão de espécies exóticas. Similarmente, o município de Salinas apresenta desmatamento devido à atividade agropecuária que é a base econômica da região. Assim, são identificadas três situações de ameaça que podem tornar a espécie criticamente em perigo de extinção ou extinta em futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Dichorisandra glaziovii Taub.;

Família: Commelinaceae

Sinônimos:

  • > Stickmannia glaziovii ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados da Bahia e Minas Gerais (Aona; Pellegrini, 2012).

Ecologia

Erva rizomatoza (Aona, 2008).

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes No Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA) há constantes queimadas. Por exemplo, em 2005 em apenas dois meses de seca, foram queimados cerca 10% de área do Parque (Neves; Conceição, 2010).

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A área do Parque Estadual de Grão Mogol (Grão Mogol, Itacambira, Botumirim, Cristália) sofreu com a mineração para retirada de minerais preciosos (Fonseca; Lessa, 2010).

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade high
Detalhes Nos campos rupestres da Bahia, Harley (1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas o desenvolvimento de atividades de pastagens.

1.4.3 Tourism/recreation
Incidência local
Severidade low
Detalhes Por sua expressivabeleza cênica e atrativos naturais, a Cadeia do Espinhaço vem seconstituindo num alvo de mudanças sócio-espaciais ocasionadas pelo afluxo cadavez maior de visitantes e turistas, além da crescente ocupação caracterizadapelas segundas residências de lazer. O fluxo turístico e ocupação exógenaadquiriu expressão a partir do final dos anos sessenta e vem aumentandosignificativamente nos dias atuais (Oliveira, 2002; Madeira; Ribeiro,2009).

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Nos campos rupestres da Bahia, Harley (1995) indica como principal ameaça à região do Pico das Almas o desenvolvimento de atividades agrícolas para cultivo de frutas.

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de Dados" (DD) segundo a Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- AONA, L.Y.S.; PELLEGRINI, M. O. O. Commelinaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB006929>.

- AONA, L.Y.S. Revisão taxonômica e análise cladística do gênero Dichorisandra J.C. Mikan (Commelinaceae). Tese de doutorado. Campinas: Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, 2008.

- FONSECA, D. DE S. R.; LESSA, S. N. Um breve diagnóstico ambiental do Parque Estadual de Grão Mogol (MG) e seu contexto espacial. Caminhos de Geografia, v. 11, n. 35, p. 260-274, 2010.

- MADEIRA, J. A.; RIBEIRO, K. T. PLANO DE MANEJO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DO CIPÓ E ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA, Brasília, DF, p.1-92, 2009.

- OLIVEIRA, H.G.MURTA, S.M.; ALBANO, C. Construindo com a paisagem: um projeto para a Serra do Cipó. Belo Horizonte: UFMG, Território Brasilis, 2002.

- NEVES, S. P. S.; A. A. CONCEIÇÃO. Campo rupestre recém-queimado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: plantas de rebrota e sementes, com espécies endêmicas na rocha. Acta Botanica Brasilica, v. 24, n. 3, p. 697-707, 2010.

- HARLEY, R.M.STANNARD, B.L. (ED.). Introduction. Kew: The Royal Botanic Gardens,, 1995. 853 p.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Dichorisandra glaziovii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Dichorisandra glaziovii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 11/09/2012 - 18:48:20